terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rio das Flores


Num momento em que se assinala o centenário da República, escolhi este livro cujo enredo se passa no início da Primeira República.
Rio das Flores é essencialmente a históriia de uma família – os Ribera Flores – que atravessa três gerações unidas pelo amor à terra (a Herdade de Valmonte, no Alentejo), onde coabitam Maria da Glória, a matriarca que governa a família desde a morte do marido, e os seus dois filhos: Diogo e Pedro.

Através do pensamento político divergente dos dois irmãos e da sua diferente visão do mundo, Miguel Sousa Tavares transporta-nos para uma época - primeira metade do século XX, que assistiu ao aparecimento de regimes autoritários que viriam a precipitar o mundo na catástrofe.

Diogo, um intelectual avesso ao totalitarismo, que resolve mudar radicalmente de vida, deixando a família em Portugal para atravessar o Atlântico e viver no Brasil durante o Estado Novo. Pedro, um conservador, alinhado com o Estado Novo, que adere à causa franquista e luta ao lado dos ditadores na Guerra Civil de Espanha.

Não entrando na polémica se o livro é, ou não, um romance histórico, nele, e através desta família, Miguel de Sousa Tavares narra todas as transformações que o mundo estava vivendo, num tempo trágico ainda próximo de nós.

Arminda Carneiro

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Em Festa!!!

Estamos em festa porque conseguimos alcançar as duzentas visitas ao nosso blogue. Pensando bem, durante seis meses, tivemos a visita de duzentas pessoas ou a visita de uma pessoa duzentas vezes…

Independentemente desta dúvida que nos assalta o espírito, calculando uma média de 30 dias cada mês, 24 horas em cada dia, pedimos ajuda ao Engº António Guterres para alcançar um número final. :)



Já agora, fica aqui registada a promessa que quando conseguirmos o primeiro comentário faremos uma festa de arromba em hora e local a divulgar neste blogue.
Mantenham-se atentos. :) :)

domingo, 26 de setembro de 2010

"Mistérios de Lisboa" premiado em San Sebastian


O filme "Mistérios de Lisboa", realizado pelo chileno Raul Ruiz, venceu o prémio para melhor realizador no Festival de Cinema de San Sebastian , Espanha. Rodado em Portugal e com actores portugueses e estrangeiros , "Mistérios de Lisboa " foi também aplaudido pela imprensa espanhola e conquistou o prémio «Concha de Prata». Baseado num romance de Camilo Castelo Branco, a longa-metragem é um fresco da sociedade portuguesa de finais do século XIX. Depois da estreia comercial nos cinemas em Outubro, o projecto chegará também à RTP, com a exibição de uma série de seis episódios, em Janeiro de 2011. No entanto, a série televisiva será exibida em antestreia na íntegra em Novembro no Estoril Film Festival. “Mistérios de Lisboa” foi rodado em Portugal, com actores portugueses e estrangeiros, e teve um orçamento de 2,5 milhões de euros. Do elenco fazem parte, entre outros, Maria João Bastos, Adriano Luz, Ricardo Pereira, Melvil Poupaud, São José Correia, Albano Jerónimo, Clotilde Hesme, Carloto Cotta e Afonso Pimentel.
Fonte: jornal Público

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Maior Flor do Mundo - José Saramago


Esta curta-metragem de animação baseada no livro «A Maior Flor do Mundo», de José Saramago, é belíssima. Produzido em 2007,o filme ganhou o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya deste ano na categoria de melhor curta-metragem. Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem.
Uma bela forma de voltarmos à nossa infância e nos rendermos ao Era uma vez...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Convite

Deixamos aqui o convite feito pelo formador e colega Dr. Américo Moreira a toda a comunidade escolar para a presentação do seu novo livro de poesia. Seria uma alegria para ele a nossa presença num momento tão significativo.

O Presidente da Câmara Municipal de Armamar, Hernâni Almeida, o Autor e as Edições MinervaCoimbra


têm o prazer de convidar V. Exa. para o lançamento do livro CÍRCULO DE LUZ, de Américo Teixeira Moreira.


A apresentação será feita pelo Dr. João Rebelo.


A sessão realiza-se dia 25 de Setembro, pelas 21h00,


no Hotel Folgosa Douro (frente ao restaurante DOC), Armamar.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Horário da Biblioteca Escolar

Informamos toda a comunidade escolar que a BE se encontra aberta em horário nocturno. Lamentamos que ainda não o possa ser diariamente mas congratulamo-nos de este ano lectivo poder oferecer 3 dias por semana. Ficamos à espera da vossa visita  e das vossas sugestões.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dia Internacional da Literacia

    Foi ontem comemorado o Dia Internacinal da Literacia.
 Um dia para dar sentido à Década da Literacia (2003-2012), determinada pela UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, ao longo da qual, sob o mote "Literacia é Liberdade" ("Literacy as Freedom"), se pretende ver aumentados os níveis de literacia e consequentemente contribuir para a capacidade de intervenção e a autonomia de todas as pessoas. Reconhecer que a promoção da leitura ou, num conceito mais abrangente, a literacia é do interesse de todos enquanto parte essencial de um esforço em direcção à paz, ao respeito e à partilha e troca de conhecimentos num mundo globalizado.

O dia 8 de Setembro foi designado como o Dia Internacional da Literacia (antes, da Alfabetização). Associada a esta comemoração a Organização das Nações Unidas decidiu, em 2003, instituir a Década da Literacia, que decorre de 2003 a 2012. Estas comemorações têm como objectivo salientar a importância da literacia na vida das pessoas e das sociedades.

Anteriormente o termo Literacia estava relacionado com a capacidade para ler, escrever, usar a linguagem e comunicar. Mais recentemente o conceito de Literacia alargou-se como estabelece a definição da UNESCO:

-Literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias, de acordo com os diversos contextos. A Literacia envolve um processo contínuo de aprendizagem que capacita o indivíduo a alcançar os seus objectivos, a desenvolver os seus potenciais e o seu conhecimento, de modo a poder participar de forma completa na sociedade.

A Literacia é, hoje, considerada como um dos recursos mais importantes de uma sociedade.

Aproveito para desejar um Bom Ano de trabalho a todos, boas leituras e muitas contribuições para que este blogue seja o espelho da nossa comunidade escolar.