Um dia para dar sentido à Década da Literacia (2003-2012), determinada pela UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, ao longo da qual, sob o mote "Literacia é Liberdade" ("Literacy as Freedom"), se pretende ver aumentados os níveis de literacia e consequentemente contribuir para a capacidade de intervenção e a autonomia de todas as pessoas. Reconhecer que a promoção da leitura ou, num conceito mais abrangente, a literacia é do interesse de todos enquanto parte essencial de um esforço em direcção à paz, ao respeito e à partilha e troca de conhecimentos num mundo globalizado.
O dia 8 de Setembro foi designado como o Dia Internacional da Literacia (antes, da Alfabetização). Associada a esta comemoração a Organização das Nações Unidas decidiu, em 2003, instituir a Década da Literacia, que decorre de 2003 a 2012. Estas comemorações têm como objectivo salientar a importância da literacia na vida das pessoas e das sociedades.
Anteriormente o termo Literacia estava relacionado com a capacidade para ler, escrever, usar a linguagem e comunicar. Mais recentemente o conceito de Literacia alargou-se como estabelece a definição da UNESCO:
-Literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias, de acordo com os diversos contextos. A Literacia envolve um processo contínuo de aprendizagem que capacita o indivíduo a alcançar os seus objectivos, a desenvolver os seus potenciais e o seu conhecimento, de modo a poder participar de forma completa na sociedade.
A Literacia é, hoje, considerada como um dos recursos mais importantes de uma sociedade.
Aproveito para desejar um Bom Ano de trabalho a todos, boas leituras e muitas contribuições para que este blogue seja o espelho da nossa comunidade escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário