domingo, 7 de novembro de 2010

A leitura na minha vida

A Fernanda está a desenvolver o processo de RVCC no nosso CNO. O gosto pela leitura tem-na acompanhado ao longo da vida e, gentilmente, aceitou partilhar o seu testemunho sobre a importância que a leitura tem tido na sua vida.

“Ler é um hábito que cultivo desde pequena, faz parte de mim, é o meu alimento da alma.
Desta época quem não se lembra do livro o “O meu pé de laranja lima”? Uma história cativante, comovente, emocionante, ternurenta, sobretudo pela pureza e inocência da infância! Esta foi uma das histórias que me marcou, assim como “As aventuras do Cinco” que faziam as minhas delícias.
Mas que partido tiro eu das histórias? Porque nos são lidas tantas histórias em pequenos? Eu penso que será para nos reportar valores morais e éticos, que nos levem a repensar as atitudes do dia-a-dia, numa reflexão que pode modificar a acção tornando-nos melhores enquanto pessoas.
Há livros que me apaixonaram, outros que me fizeram rir e outros até chorar. Imagino cada personagem na minha cabeça e com elas vivo, sonho, viajo e aprendo.
Destacar um livro para mim é difícil, gostei de ler quando estava no liceu “Os Maias” ao contrário dos meus colegas que o achavam muito cansativo, eu gostei da originalidade de Eça de Queiroz, do seu estilo e linguagem, e do realismo descritivo dele, que acho notável, tanto que a seguir li muitos livros da sua vasta obra.
Numa fase menos boa da minha vida, mais recentemente li, “Veronika decide Morrer”, de Paulo Coelho.
Veronika uma jovem como tantas outras, tem tudo na vida, mas no entanto não encontra sentido na sua vida e decide morrer. A tentativa de suicídio por overdose de medicamentos sai frustrada, e a partir daí é internada numa clínica de loucos, onde recebe a notícia que apenas lhe podem restar umas semanas de vida. Nessa perspectiva ela considera que não tem nada a perder, pode fazer o que bem lhe apetecer e com essa liberdade de pensamento ela vive cada instante como único.
Esta história remete-nos para o verdadeiro valor da vida, a beleza de cada momento que devemos aproveitar como únicos e irrepetíveis.
Na altura este livro marcou-me, é uma história que pode ser a de qualquer um de nós, pois quantas vezes nos esquecemos que o caminho se faz caminhado e que a felicidade não é uma meta, mas é construída todos os dias com as mais pequenas coisas de que tão simples nem nos apercebemos do quanto representam para nós.”
Fernanda Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário